Angela Catharina - Lembranças Artesanais: A abençoada Lavanda

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A abençoada Lavanda


O óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia)  foi uma das minhas primeiras paixões quando comecei a estudar Aromaterapia, e continua me encantando diariamente. Aquela flor de aparência incomum chamava minha atenção desde a infância e parece que esteve presente em minha vida desde sempre. Aliás, de uma forma ou de outra, a Lavanda está presente na vida de TODOS nós. Seu aroma é um dos mais conhecidos no mundo, já que sua fragrância remete ao cheiro de limpeza (a palavra lavanda vem do latim lavare, lavar mesmo) e se popularizou na cosmética, na perfumaria e até nos produtos de limpeza! Mesmo assim, saiba que você pode se surpreender ao inalar pela primeira vez o óleo essencial de lavanda. Seu aroma é muito mais agradável e suave do que as fragrâncias sintéticas de lavanda sugerem.


Seu aroma delicado mas efeitos nada discretos fez com que o óleo essencial de Lavanda invadisse a minha casa, minha saúde, meu banho, meu travesseiro, rs... Como sou bastante ansiosa, a Lavanda me ajuda a relaxar, a acalmar e limpar a mente, auxiliando meu sono e me deixando muito mais disposta para o dia seguinte.

Às vezes, quando penso na Lavanda, me vem à mente a imagem de Deus após a criação; Ele deve ter pensado: "e se eles se machucarem, se queimarem, ficarem doentes, nervosos ou tristes? E se não conseguirem dormir? E se pegarem algum vírus, bactéria, fungos? Esses humanos são tão frágeis e complicados! Como farão?"  Então, num momento de infinita inspiração, colocou numa só flor a solução para milhares de problemas de saúde física, emocional e psicológica, deu a ela incrível resistência ao sol e ao vento e então polvilhou suas sementes por todo o planeta. Uma verdadeira bênção. 

Este óleo essencial é ainda mais especial porque, diferente dos demais, pode ser aplicado aos bebês desde seu primeiro dia de vida (respeitando, claro, a concentração apropriada). Todos podem se beneficiar: gestantes, crianças,  bichinhos de estimação, adultos, idosos... apenas quem tem hipotensão arterial (pressão baixa) deve tomar um pouco de cuidado, pois pode causar sonolência. E, claro, por provocar relaxamento, não é um óleo para se fazer uso logo ao acordar, durante o trabalho e nem ao dirigir.

Principais propriedades do óleo essencial de Lavanda

Atuando no corpo: analgésico, antiinflamatório, antisséptico, antirreumático, bactericida, cicatrizante, descongestionante, desintoxicante, diurético, fungicida, hipotensor, inseticida, sedativo. 

Atuando na mente: antidepressivo, tranquiliza a mente e reduz os sinais e irritação e esgotamento. Equilibrador do sistema nervoso central. 

Atuando na pele: atua regulando a oleosidade da pele. Cicatrizante, é excelente para tratar queimaduras e muito benéfico para acne e espinhas em geral, eczema e psoríase.

Possíveis aplicações do óleo essencial de Lavanda

Se puder, escolha uma marca de sua confiança (eu conheço e recomendo a By Samia) e nunca deixe faltar em sua casa. Existem infinitas aplicações, para todas as idades, em muitas situações. Cito aqui algumas:

*Shantala: massagem indiana que a mamãe aplica ao bebê. Se você ainda não conhece, tem que conhecer! Em breve trarei uma matéria sobre o assunto;
*Banho relaxante - vale para a família toda;
*Aplicação no travesseiro, antes de dormir;
*Aromatização do ambiente, para trazer um ar mais harmonioso ao lar;
*Inalação direta (aplicação no lenço) e massagens, para tratar problemas de saúde.

Como todas merecemos um sono reparador, criamos para nossa linha AromaCare uma máscara para dormir que é di-vi-na (eu uso todos os dias e não troco por nada)! O toque acetinado se une ao aroma das flores e folhas de lavanda natural que nós mesmas cultivamos para uma deliciosa sensação de bem-estar! Como ela é bastante leve e em cor clara, não causa aquela famosa sensação de claustrofobia que as máscaras podem causar.  Acompanha uma linda embalagem em organza para guardar ou presentear.


Existe uma concentração adequada para cada situação e até cada indivíduo - nenhum tratamento é igual. Por isso, recomendo que sempre estejam orientados por um aromaterapeuta de sua confiança. E mantenha os óleos essenciais fora do contato das crianças!

O que achou do post de hoje? Deixe aqui seu comentário ou dúvidas, terei prazer em responder!

Um forte abraço e até a próxima!

Taty

Tatyana Pinotti é engenheira civil de formação, artesã de coração e aromaterapeuta por vocação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário