Angela Catharina - Lembranças Artesanais: Aromaterapia e a massagem nos recém-nascidos

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Aromaterapia e a massagem nos recém-nascidos



Mamãe e papai, vocês sabiam que o recém nascido pode (e deve) receber massagens?


Os pais podem construir uma rotina de massagens para o bebê desde seu primeiro dia de vida, visando tranquilizar, confortar e até diminuir cólicas do bebê, usando o calor das mãos, toques suaves e muito, muito carinho.
A massagem que será orientada a seguir não se trata da shantala, que é uma magnífica técnica de massagens para bebês a partir de um mês de idade (será tema de um próximo post).
Esta massagem trabalha a percepção e a sensibilidade do bebê através de toques leves. No início da vida, o bebê está gradativamente se habituando ao "mundo aqui fora" e o contato íntimo com aqueles que o amam traz muita segurança para o bebê. 
O momento da massagem é muito especial também para o papai e para a mamãe e pode se tornar uma experiência emocionante e inesquecível, cheio de ternura e pureza.
Pesquisas sobre depressão pós-parto indicam que a massagem pode ampliar a ligação entre pais e filhos, por meio da conexão sensorial (tato, olfato, visão e audição). 

O que usar para massagear o bebê


Nos primeiros dias de vida, deve-se tomar cuidado com a pele fina e delicada do bebê, por isso todo cuidado é necessário. Use SEMPRE um óleo 100% vegetal e de excelente qualidade. Indico o óleo vegetal de calêndula, por ser extremamente suave. Na dúvida, procure um aromaterapeuta para indicar um óleo de qualidade para você utilizar. Pode-se usar, com a diluição adequada, uma mistura de óleo vegetal e óleos essenciais, mas não tente fazê-lo sozinha. Tenha sempre a orientação e acompanhamento de um aromaterapeuta de sua confiança.
A cada toque, procure reconhecer as reações do bebê e interrompa se houver qualquer reação negativa, sempre procurando proporcionar a ele um ambiente de relaxamento pleno.

Preparando o ambiente

Lembre-se que este é um momento de conexão entre você e seu filho. Por isso, faça o possível para estar 100% focada ali, não deixe a cabeça viajar nas preocupações e nas próximas tarefas... procure realizar a massagem num ambiente tranquilo e evite interrupções. 
Só inicie se o ambiente tiver uma temperatura realmente agradável para o bebê, pois ele não pode passar frio. Evite excesso de luz no quarto, e se preferir, coloque uma música instrumental bem suave.

Preparando o bebê


  • Coloque o bebê deitado sobre sua cama, só de fraldinha. 
  • Deixe-o de barriguinha para cima.
  • Aplique óleo na palma de suas mãos. 
  • Tenha certeza que já aplicou óleo suficiente antes de iniciar. 
  • Aqueça então suas mãos, esfregando-as.
  • Diga ao bebê o que vai fazer, explique a ele que vai massageá-lo, que ele pode relaxar, que ele vai se sentir seguro ao ser tocado. O bebê pode ainda não entender o que você diz, mas percebe seu tom de voz e reconhece quando está tudo bem.
  • Procure manter-se em pensamentos positivos, passando tranquilidade para o bebê.
  • Envolva-o com seus braços, colocando os cotovelos e os braços sobre a cama, cada braço ao lado do bebê. Envolva a cabeça do bebê com suas mãos, sem tocá-lo, apenas para que ele sinta o calor das suas mãos. 
  • Recline-se sobre o bebê e deixe que ele sinta seu cheiro. O bebê nesta fase ainda não desenvolveu o sentido da visão, então, mais do que nunca, o olfato é um dos maiores mecanismos de reconhecimento do bebê. Sentir seu cheiro passará segurança a ele.
Iniciando a massagem


  • Aqueça as mãos e então repouse-as sobre a barriga do bebê. Deixe-as assim alguns segundinhos, para que ele possa se acostumar ao toque.
  • Passe para as perninhas, deslizando as mãos da coxa para o tornozelo, uma mão segurando o tornozelo e a outra segurando a coxa, alternando as mãos. Repita várias vezes.
  • Escolha um pezinho e então comece a massagear o peito do pé, dos dedos para o tornozelo, depois aperte levemente cada um dos dedinhos. Repita várias vezes.


  • Na barriguinha, tome muito cuidado se umbigo ainda não tiver cicatrizado. Apenas aqueça e repouse as mãos sobre a barriga, uma de cada lado do umbigo.
  • Passe para os bracinhos, deslizando as mãos do ombro para o punho, uma mão segurando o punho e a outra na altura do ombro, alternando as mãos. Repita várias vezes.
  • Toque as mãos do bebê, e levemente massageie as palminhas em sentido circular, várias vezes, depois os dedinhos, um por um.
  • Termine levando o bebê aos seus braços, repouse-o contra seu peito e deixe-o descansar.


Tatyana Pinotti é engenheira civil de formação, artesã de coração e aromaterapeuta por vocação. E é apaixonada pela inocência dos bebês.

3 comentários:

  1. Parabéns Tatyana Pinotti!

    É possível sentir o amor, o carinho e a tua dedicação inseridos nessa matéria!

    ResponderExcluir
  2. Aprovado pela Alice que acabou de ganhar massagem com óleo de calêndula :)

    ResponderExcluir
  3. Aprovado pela Alice que acabou de ganhar massagem com óleo de calêndula :)

    ResponderExcluir